Coelhos Mini Ribeirão Preto

quinta-feira, 28 de março de 2013

Vermifugando seu Coelho

A vermifugação dos coelhos é um fator muito importante e decisivo para sua saúde e longevidade. Infelizmente, quando você compra seu coelho, na maioria dos casos ele não vem vermifugado (exceto quando você o compra de pessoas sérias ou de pet shops).
Embora um bom vermífugo seja barato (custa em média entre 6 e 10 reais), muitos vendedores gananciosos preferem não gastar e evitam vermifugar seus coelhos, expondo-os a uma série de vermes, de bactérias e de vírus mortais.
Alguns dos parasitas mais comuns são: os helmintos digestivos, geralmente transmitida pela mosca doméstica, pelo contato entre animais parasitados ou pela ingestão de alimentos contaminados; os oxiúros (podem causar fortes surtos de diarréia); e os cestóides, que podem ser transmitidos pelo consumo de ervas frescas contaminadas.
Ao contrair uma dessas pragas seu coelho ficará indisposto, triste, abatido e se isolará em um canto. Também deixará de comer e, se não for tratado a tempo, irá enfraquecer e morrer.
O objetivo deste post não é incentivar uma auto-medicação ao serem constatados estes sintomas. A vermifugação impreterivelmente deve ser feita somente nos coelhos que não foram vermifugados. Caso seu coelho se encontre apático e sem fome, o mais seguro é levá-lo à um médico veterinário especializado em animais silvestres o mais rápido possível. Somente ele poderá lhe dizer com certeza se seu amiguinho está com vermes ou não.
A idade certa para administrar o vermífugo para um coelho deve ser até os primeiros 50 dias de vida. Após este prazo é aconselhável levar seu mascotinho a um veterinário especializado, pois a dosagem do vermífugo irá variar de acordo com o peso do animal.
Caso você queira prevenir o contágio de vermes, pode optar por administrar uma dose de vermífugo em intervalos anuais (de um em um ano) ou bienais (de dois em dois anos).
Um vermífugo bastante indicado entre os criadores é o Mebendazol, comumente encontrado em farmácias. Prefira vermífugos com sabor (framboesa ou laranja, por exemplo), pois será melhor aceito pelo coelho.
MEBENDAZOLhttp://1.bp.blogspot.com/-3Hf75n3Tg_c/TsZ2g0dJEOI/AAAAAAAAAKQ/TCEL929QBlk/s1600/mebendazol.jpg

Para vermifugar seu mascote, vire-o de barriga para cima, como se fosse colocá-lo para ninar. Em seguida coloque o conta-gotas na boca do animal (do lado de fora para não engasgá-lo) e aperte até sair uma gotinha. A tendência do coelho será lamber essa gotinha. Assim que ele terminar de lamber, pingue uma segunda gotinha.
Jamais coloque o conta-gotas dentro da boca do coelho e muito menos o force a "beber" o vermífugo, pois ele poderia engasgar muito facilmente.
Após o procedimento acima (duas gotinhas já são suficientes para os filhotes de até 50 dias) seu coelho já estará vermifugado e pronto para uma vida sadia!
Fácil, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário