Coelhos Mini Ribeirão Preto

quinta-feira, 28 de março de 2013

Duvidas e Curiosidades

1. O comportamento do coelho molda-se de acordo com o que é ensinado.

O coelho tem personalidade própria, e embora o ensino seja uma parte fundamental do desenvolvimento do seu comportamento, não é a única.

2. O tamanho do coelho depende da alimentação.

A menos que pretenda ter um coelho subnutrido ou obeso, a alimentação não vai influenciar o seu tamanho. O tamanho é genético.

3. Castrar os coelhos provoca obesidade.

O que provoca é um ligeiro sedentarismo devido ao fato de os coelhos acalmarem, mas se fizer exercício correto não haverá nenhum problema.

4. O coelho pode comer apenas ração porque é muito completa.

A ração é muito completa sim, mas é altamente calórica e não possui todos os nutrientes nas quantidades desejadas. A dieta certa é alcançada conjugando feno, ração, alfafa, pedra de cálcio, pedra de sais e, se necessário, suplementos vitamínicos.

5. Pode dar banho nos coelhos.

Os coelhos, além de serem muito sensíveis a mudanças de temperatura, têm um pêlo muito difícil de secar e são propensos a desenvolver fungos. Por isso, se o seu coelho estiver sujo, opte por usar lenços umedecidos para o limpar. Se for mesmo necessário dar banho, use água tépida e seque imediatamente o seu coelho com secador, tendo o cuidado de não o queimar.

6. Não é preciso escovar os coelhos de pêlo curto.

Claro que os de pêlo comprido necessitam de mais cuidados, mas os de pêlo curto necessitam de escovagem para retirar o pêlo solto, para que não se formem bolas de pêlo no estômago.

7. Pode-se dar qualquer desparasitante, incluindo o Frontline.

O Frontline está especialmente contra-indicado para coelhos devido a um excipiente que faz parte da sua composição e pode ser mortal para coelhos. Isto foi dito por uma representante dos laboratórios que fabricam o produto, por isso a informação é de confiança. Alguns veterinários não sabem disto, por isso tenha cuidado quando ele for desparasitar o seu coelho. Opte por Advantage para gatos até 4Kg (cada bisnaga dá para tratar 2 coelhos de 2kg).

8. Cruzar coelhos aleatoriamente dá novas raças.

As novas raças surgem de cruzamentos estudados e de pessoas que sabem o que estão fazendo, e não de cruzamentos aleatórios na base do “vamos ver o que dá”.

9. Posso cruzar coelhos sem preocupações.

Existem muitos riscos, especialmente para a coelha. Alguns riscos: Láparos presos no canal vaginal; Hemorragias internas; Láparos mortos; Reduzir o tempo de vida da coelha; Propiciar Câncer.

(obs: Láparos = coelhinhos recém nascidos)

10. Pode-se juntar macho e fêmea à vontade enquanto são pequenos, mesmo com quatro meses.

Com quatro meses, tanto o coelho como a coelha são capazes de se reproduzir, embora não devam a todo o custo. Uma gravidez nesta altura irá certamente levar a coelha à morte.

11. Juntar duas fêmeas não dá problemas territoriais.

Dá, a menos que sejam esterilizadas ou ainda nenhuma tenha chegado à adolescência. Assim que uma delas chegar, o mais certo é começarem as brigas, às vezes até à morte.

12. Se juntar o meu coelho com uma coelha uma vez resolve os problemas de comportamento ?

Pode resolver durante um curto espaço de tempo por retirar a tensão sexual, mas não é uma solução definitiva. Pode tentar arranjar-lhe um bichinho de pelúcia ou a solução definitiva: castrar.

13. Se a coelha faz ninho só pode estar grávida.

Existe um fenômeno chamado gravidez psicológica que pode desencadear todos os comportamentos associados a uma gravidez. Isto não significa que a coelha queria ficar grávida, significa apenas que houve uma confusão hormonal no seu corpo que desencadeou esse processo.

14. Coelhas têm período de cio.

A ovulação nas coelhas é induzida pela cópula, não é como os cães ou gatos que têm o cio numa determinadaépoca do ano ou de X em X tempos.

15. O coelho pode comer de tudo um pouco: alface, batata, espinafres, leguminosas secas, chocolates, cereais com açúcar, pão com manteiga…

Nenhum destes produtos deve ser dado. A batata é tóxica para coelhos, a alface pode provocar diarreias… Não dê qualquer um destes alimentos ao seu coelho.

16. “Albino” é raça.

Albino é um padrão de características propiciadas por um gene, que podem ocorrer em qualquer raça desde que o gene esteja presente. Relaciona-se com a cor e não com a raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário